Quando escolhemos uma profissão, sempre buscamos entender as diversas áreas de atuação da mesma e juntamos tudo isso às nossas expectativas do que poderá ser uma carreira bem sucedida. Algumas dessas expectativas, se não as principais, incluem um bom salário, dinamismo no dia a dia e garantia de que a profissão será relevante no futuro, possibilidade de evolução e muito mais.

Por esse motivo, muitas pessoas acabam se interessando pelo mercado do marketing digital, que está entre as áreas mais interessantes e promissoras dos dias atuais.

Quer fazer varias vendas: Aprenda como vender online usando seu blog 

Quais são as habilidades necessárias para trabalhar com marketing digital?

Toda profissão exige habilidades, algumas exigem coordenação motora acima da média, já outras requerem alto nível de concentração e outras… No marketing digital não é diferente, algumas habilidades são essenciais e devem ser bem desenvolvidas para que as campanhas em que o profissional irá trabalhar possam alcançar resultados.
Conheça 6 habilidades essenciais para que você tenha uma ideia do que a carreira no marketing digital engloba e ajuda-lo a se preparar melhor.

Conhecer o mundo digital – O marketing digital é muito mais do que o conhecimento básico de determinadas estratégias e táticas voltadas à internet. Para que tudo isso realmente funcione, é necessário que as campanhas contem com detalhes de todo o ambiente dinâmico do marketing digital, como o comportamento dos usuários e com o que eles se engajam.

Isso inclui também, adquirir conhecimento a respeito de assuntos que não dizem respeito ao seu trabalho de maneira direta, como conhecer memes, termos populares usados na internet, novas tecnologias e outros.

Capacidade de se adaptar rapidamente – Uma das principais características da internet é a velocidade com que as coisas mudam, por exemplo, conceitos que eram utilizados ontem já podem não mais ser relevantes amanhã e assim sucessivamente. Isso faz com que o profissional seja bastante ágil, o que é essencial, pois não basta apenas se adaptar e sim fazer isso antes que seja tarde demais.

A demora na hora de agir pode acabar saindo caro e é um risco que nenhuma empresa que realiza investimento em marketing digital deseja correr.

Pensamento analítico – Muitas pessoas consideram o marketing digital como uma área que depende exclusivamente da criatividade, sendo necessário ter um dom para realizar o trabalho dentro da área. Na verdade, sem um pensamento analítico com foco na análise das métricas e extrair insights a partir disso é impossível conquistar qualquer coisa dentro da profissão.

Se você não possui essa característica é necessário desenvolvê-la ou acabará passando por dificuldades de encontrar e manter um emprego na área de marketing digital.

Pensamento Criativo – Não só de números vive um profissional de marketing digital, o pensamento criativo também possui papel importante na hora da criação de campanhas e de estratégias eficazes. Não é exagero afirmar que a criatividade é um fator de desequilíbrio a favor do profissional, afinal, ela pode ajudar a pensar em soluções altamente inovadoras de maneira que a análise das métricas não é capaz de fazer.

Dominar os conceitos de marketing digital – Para trabalhar com marketing digital é essencial conhecer muito bem os termos mais usados e os conceitos que são aplicados no dia a dia de trabalho. Porém, não basta apenas ter conhecimento a respeito dos termos principais. É necessário dedicação para conhecer de maneira profunda os conceitos por trás de todas as estratégias oferecidas por essa modalidade.

Espírito de Equipe – Como é possível notar, uma boa estratégia de marketing digital envolve muitas artimanhas de maneira que precisam ser desenvolvidas em equipe. Dessa forma, é fundamental que você tenha espírito de equipe e saiba compartilhar informações, aceitar sugestões (algumas vezes críticas) e não querer controlar tudo. São qualidades que permitirão que um trabalho de qualidade seja realizado, promovendo um ambiente agradável para todos e aprender com seus colegas

Como continuar avançando na carreira?

Mesmo após conquistar o que deseja, sempre há muito o que aprender e realizar. Todos sabem que passarão por fracassos, sucessos, desafios e diversas situações inusitadas. O segredo está em usar essas diferentes experiências para se tornar um profissional melhor e aproveitar as oportunidades conforme elas forem aparecendo.
Siga as medidas a seguir e continue aprendendo a se tornar eventualmente uma referência na área de marketing digital:

• Encontre mentores e tire dúvidas;
• Aprenda com seus erros;
• Observe tudo á sua volta;
• Não deixe de aprender!