Diante dessa realidade que transforma a cada dia, nasce uma necessidade de humanizar o ambiente virtual e colaborar positivamente em alternativas de trabalhos remotos, virtuais e distribuídos.

Embora as vantagens e benefícios dos trabalhos online sejam satisfatórios, as máquinas virtuais diariamente enfrentam determinados desafios, e você deve ficar atento para que eles não afetem o desempenho no trabalho. Os desafios mais comuns e possíveis soluções são:

Impedir a distância física

Na falta de relações face-a-face, o ambiente de trabalho se torna um pouco vulnerável, por isso, aconselha-se prestar muita atenção na equipe e praticar estratégias para humanizar as relações com as mídias virtuais.

Observe o mundo está em mudança

O mundo virtual está exposto a mudanças repentinas que acontecem rapidamente e produzem sentimentos de instabilidade. Por esta razão, é imprescindível reforçar a equipe na adequação e gestão da mudança.

Saia da rotina

Como qualquer outro trabalho, um dos maiores inimigos da motivação é a rotina, o ambiente virtual corre esse risco com facilidade, porque, investindo longas horas na frente de um computador pode ocasionar fadiga, stress e rotina. Executando este trabalho, deve-se ter uma sempre fonte de motivação positiva para impedir que este aspecto afete seu trabalho.

E muito importante o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal

Sendo um trabalho que é realizado no mesmo local onde, normalmente a maioria das pessoas administram suas vidas pessoais, o trabalho é susceptível de provar o fator invasivo na vida pessoal ou vice-versa. Isso é de extrema importância para conservar um equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal.

Vários tipos de pessoas e multiculturais

As pessoas envolvidas em trabalhos virtuais são compostas na maioria das vezes por diferentes culturas, que tem seus próprios costumes, crenças e hábitos de trabalho. Este aspecto torna-se um desafio, na medida em que cada pessoa carrega sua própria maneira de trabalhar e manejar o mesmo idioma na equipe. Então são indispensáveis certas habilidades para integrar essas diferenças em uma série de acordos.

A comunicação é decididamente um dos mais difíceis pontos no negócio. O gerenciando do desenvolvimento de trabalhos virtuais necessitam apresentar soluções reais e eficazes que possam ser.

Por que aos trabalhos virtuais são uma excelente alternativa de trabalho?

Este tipo de trabalho adequa condições de trabalho em termos de:
Tempo: flexibilidade e autonomia na gestão do tempo que consente que cada pessoa tenha seu próprio tempo e de preferência os seus próprios horários de trabalho.

Espaço: Não há obrigação de um visto ou uma viagem a um local físico, as pessoas podem acessar seu escritório virtual e trabalho a partir de qualquer lugar do mundo e até mesmo podem deliberar o seu espaço de trabalho físico livremente.

Dinheiro: Na ausência de uma plataforma física tanto a empresa quanto a equipe economizam dinheiro em instalações ou transferência para o local de trabalho.

Conforto: O privilégio de trabalhar em de casa ou do lugar que a pessoa determinar, consente um maior conforto.

Flexibilidade: Apesar muitas tarefas precisam ser realizadas enquanto outras empresas virtuais não estão abertas e, assim, com uma obra definido, têm outras tarefas que permitem a flexibilidade. O trabalho virtual proporciona às pessoas a flexibilidade de encontrar um bom equilíbrio entre a sua vida profissional e sua vida pessoal.

Transporte: não existe obrigação de mover-se para o local de trabalho no transporte privado ou público. O trabalhador opta por um site que é mais conveniente e adequado para o trabalho.

Desafios do mercado de trabalho contemporâneo

Diariamente vemos em jornais sobre as principais dificuldades encontradas para entrada no mercado de trabalho, entre elas: o desemprego, crise econômica, profissionais qualificados, com experiência e sem oportunidades, as grandes empresas acrescem suas exigências de qualificação.

Se considerarmos todos esses pontos acima, sempre existiu o desemprego. Crises econômicas sempre existirão e impactarão em algum ramo.

A qualificação deixou de ser diferencial e se tornou uma obrigação no mercado de trabalho, por conseguinte mudaram-se as regras e padrões de recrutamento das grandes empresas.
Todos esses itens agravam com a globalização que é a interligação do mundo.

No século XX, apareceram novas tecnologias, e com a internet que consente a troca rápida de informações entre pessoas de todas as partes do planeta.
O que ocorre na globalização é a invasão de mercadorias, serviços, tecnologias, pessoas, etc., de várias partes do mundo em diversos lugares.

Com toda essa situação, o mercado se torna cada vez mais concorrente tanto para empregados quanto para empregadores. Estamos na era da informação, da velocidade e da orientação para resultados.