Par entendermos um pouco melhor, vamos conceituar marketing digital

O marketing digital incide, de forma bem ampla, promover produtos ou marcas nos meios digitais. A internet se tornou um instrumento excelente para conquistar o desenvolvimento da empresa, tendo o objetivo aprimorar e otimizar as relações com os seus clientes de forma direta e personalizada. O marketing digital se tornou atualmente, a forma mais econômica de aproximar os clientes dos seus negócios, transformando a direção da empresa e aumentando sua atuação no mercado.

Investir em marketing digital é imprescindível para quem almeja se destacar no mercado e incentivar seu negócio, pois com certeza a maioria do seu público está na internet diariamente.

Veja por que a sua empresa necessita de marketing digital para crescer

Aproximar os clientes

Esse é um excelente instrumento para atrair novos clientes.

Gerar leads com custo mais baixo

Lead é um termo muito usado no marketing digital, e designa aqueles clientes em potencial, que adentram em seu site e deixam, de maneira espontânea ou em troca de alguma informação de interesse, contatos como e-mail e telefone.

Valorizar a importância da marca

O fato de estar em um ambiente digital, passando informações claras e precisas sobre seu trabalho e serviço, traz segurança para os consumidores e, logo, aumenta a credibilidade da sua empresa.

Relacionamento com clientes

O marketing digital é a forma mais simples de se conectar com os seus clientes. A possibilidade de se comunicar de uma forma mais simples é a grande chance que as empresas têm de se relacionar melhor com seu público. Uma forma de trocar informações de modo claro e objetivo é por meio das redes sociais.

Segue alguns sinais que a empresa precisa investir em marketing digital.

Atualmente, uma empresa que não está ligada na internet praticamente não existe. Vamos refletir, se você está precisando de uma empresa em que não conhece o segmento, aonde você irá procurar esse serviço? Em uma lista telefônica ou simplesmente sairia sem rumo para encontrá-las?

Se você respondeu que pesquisaria a dedetizadora na internet, saiba que você não é o único, a maioria dos brasileiros também fariam o mesmo.
Mediante a essa situação, as empresas de todos os portes e segmentos do mercado estão cada dia mais apostando em estratégias de marketing digital para que sejam vistas pelo seu público.

Veja alguns sinais que a sua empresa está precisando de investir marketing digital.

  1. Pouca exposição na internet

Como o seu negócio está sendo visto na internet? Para temos presença online, é muito importante que a empresa esteja justamente aonde o seu cliente está.  Isso aumenta as vendas e constrói relacionamentos com o público-alvo.

  1. As vendas diminuíram?

Se as vendas estão poucas, esse é um sinal importante de que está na hora de investir em algumas táticas de marketing digital.
Isso acontece porque, para as vendas serem concretizadas, um passo fundamental é a busca pelo produto e/ou serviço na internet. Se ele não encontra nada referente a sua empresa, ele procurará um concorrente.
Ao apostar no marketing digital a própria abrangência da empresa é maior, o que logo leva a melhor performance nas vendas.

  1. Está tendo conteúdo publicado sobre em sua área de atuação?

Depois de um período atuando nessa área, possivelmente você já fez pesquisas na internet sobre ele. E se você não achou muita variedade, essa uma grande chance para começar a apostar em marketing digital – e mais especificadamente, em marketing de conteúdo.

Uma dica interessante neste caso é criar um blog para falar sobre assuntos pertinentes a este segmento

  1. Você não está conseguindo driblar a concorrência?

Essa também é uma razão para refletir sobre as autuações de sua empresa, perder espaço para o concorrente pode acarretar uma série de consequências. Temos que pensar será que ele está criado novos produtos/serviços? Ou melhores condições de vendas? Pode ser que esteja inventando algumas novidades?
Uma das formas de retornar com a concorrência pela clientela é apostando em estratégias de marketing digital – com o objetivo de melhor o posicionamento no Google ou talvez a geração de leads.

  1. Ausência de segmentação

O marketing cria ações para os públicos pouco segmentados, já o marketing digital, leva em consideração propriedades menos genéricas para a criação de personas: como hábitos de consumo, relacionamento, modo de vida, principais gostos, entre outros.

Deste modo, com o marketing digital fica mais simples criar estratégias bem organizadas e que realmente acolham as perspectivas e necessidades do público-alvo da empresa.

  1. Como está a conexão entre o setor de vendas e marketing da sua empresa?

O setor de marketing e o setor de vendas ambos têm um objetivo: incitar o aumento das vendas e do número de clientes.

Mas, em determinadas empresas, essas duas áreas não andam juntas– o que consequentemente, faz com que atrapalhe os resultados na ampliação dos clientes e as próprias vendas não estejam como esperados.

  1. Você possui poucos clientes e são sempre os mesmos

Com certeza, não há nada de errado em conservar os clientes antigos da sua empresa. Porém, a empresa não deve deixar de prospectar novos clientes, pois com certeza irão potencializar os seus resultados com vendas, consequentemente seus lucros.

E se a sua empresa já não adquire novos clientes há um tempo, também é uma razão para apostar no marketing digital.